header image
Home arrow Candidíase e Alergia
Candidíase e Alergia
Candidíase e Alergia

Alergia é uma doença familiar que pode afetar os olhos (conjuntivite), o nariz (rinite), os pulmões (asma), a vagina (vaginite), o pênis (balanite), etc. Os sintomas variam conforme o órgão afetado e 30% da população sofre de alguma forma de alergia. 

Alérgeno é a substância que pode desencadear quadros de alergia. No Brasil, os mais comuns são os ácaros da poeira de casa, fungos, epitélio de cão, gato, alguns alimentos como leite, soja, castanhas, camarão. Insetos e medicamentos também são causas comuns de quadros alérgicos. 


Candida albicans pode também desencadear quadros de alergia. Desde 1951, pesquisadores mostram que muitos pacientes apresentam o teste alérgico positivo para o fungo. Ao injetá-lo na pele, vai surgir uma reação avermelhada após 15 minutos ou após 4 horas. Este fato faz com que as pessoas que sofrem de candidíase não respondam ao tratamento com antifúngicos.

Os quadros alérgicos mais comuns causados pela alergia à Candida são: candidíase vaginal de repetição e vulvovaginite alérgica, candidíase peniana de repetição (balanite), urticária, asma, rinite, e síndrome da hiperreatividade a Candida